Prótese Dentária

Transforme seu sorriso com segurança e conforto na CEDI Clínica odontológica Especialista em Prótese Dentária.

Cirurgião Dentista Especialista em Prótese dentária em Bangu , Campo Grande e melhor clínica da Zona Oeste  , Rio de Janeiro, RJ.

Conheça a Clínica odontológica CEDI, clinica especialista em Prótese no Rio de Janeiro. A Clinica Dentaria CEDI possui equipe e estrutura completa para atender suas necessidades e realizar sua limpeza, restauração e todo cuidado para restaurar seu sorriso

Pois é, a prótese é um segmento na odontologia que tem como foco o restaurar desde dente único a vários dentes.

Por esse motivo, o trabalho da prótese é tão importante, assim como a escolha de um profissional qualificado. Conheça a Dra. Vânia  e sua equipe, que trabalham com ortodontia no Rio de Janeiro.

conheça as principais etapas para confecção de uma prótese

prótese dentária é a especialidade que lida com a reposição de dentes perdidos. Seu principal objetivo é a reabilitação bucal em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação. Existem várias possibilidades de reabilitação, desde próteses removíveis até próteses fixas e sobre implantes. A escolha por uma prótese dentária é feita por meio de uma avaliação minuciosa realizada pelo profissional, para que seja possível oferecer o melhor resultado, buscando sempre atender às expectativas do paciente.

Quais os benefícios das próteses dentárias?

As próteses dentárias garantem uma melhora não só em questões estéticas, como também físicas. As funções da mastigação são recuperadas, levando conforto ao paciente. A grande vantagem dos implantes dentários é que não é preciso desgastar dentes saudáveis, o que proporciona um resultado mais realista e natural.

Quais os tipos de prótese dentária?

Existem vários tipos de opções para a reabilitação oral do paciente, que se dividem basicamente em dois grupos: as próteses fixas e as próteses removíveis.

Prótese removível

Popularmente conhecida como “dentadura”, a prótese removível é utilizada nos casos em que o paciente perdeu todos os dentes, ou a maior parte deles. Nestes casos, uma estrutura móvel é confeccionada sob medida, com dentes de acrílico conforme o formato, cor e tamanho dos dentes naturais do paciente.

Prótese fixa

A prótese fixa tem como principal objetivo reproduzir a dentição natural do paciente, com excelência na estética, resistência e durabilidade dos dentes danificados ou perdidos. A grande vantagem é que pode ser colocada sobre o dente ou sobre o implante, com coroas unitárias ou pontes.

Prótese Parcial removível (roach)

A prótese parcial removível consiste em uma estrutura metálica que se apoia nos dentes naturais e rebordo (osso e tecido). Algumas vezes, são colocadas coroas sobre alguns dos dentes naturais e que servem como apoios para a prótese.

Prótese Total Removível (Dentadura)

A prótese total removível, que popularmente é conhecida como dentadura, é feita com base na anatomia da boca e do maxilar da pessoa. A peça é encomendada sob medida em um laboratório especializado. Como ela só fica apoiada na mucosa, ou seja, na gengiva, pode ser retirada e recolocada novamente na boca.

Prótese fixa sob o dente

prótese dentária fixa pode ser de apenas um dente (denominada coroa e bloco), ou de mais dentes (chamada prótese ou ponte fixa, ou prótese adesiva).
Os dentes artificiais são confeccionados a partir de um molde feito pelo dentista em um laboratório de próteses. Após instalada na boca, a prótese dentária fixa nunca é removida, sendo estável e funcionando de forma muito parecida aos dentes. Ela proporciona boa mastigação e aparência de dentes saudáveis.

Prótese fixa sobre implante

O implante dentário serve como substituto da raiz de um dente natural ausente. A técnica consiste em colocar, dentro do maxilar superior ou inferior, um pino feito de titânio, material altamente compatível, e em cima dele, colocar o dente artificial.

BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO

Após a colocação da prótese dentária o paciente estará apto a reabilitação bucal em todas as suas funções.

Principais Dúvidas sobre próteses Dentárias

A prótese é indicada em três situações, para reabilitar a função mastigatória, a fonética e a estética dental do paciente.

Sim. As próteses precisam de uma estrutura para se fixarem, é necessário ter dentes de suporte suficientes. Se a pessoa perdeu muitos dentes ou tem poucos para servir de suporte, há contraindicação para a prótese parcial fixa.

As próteses fixas podem ser feitas de diversos materiais, os mais usados são: metal com porcelana, porcelana pura e metal resina. A metal com porcelana é considerada a mais resistente e que sofre menos impacto de cor com o passar do tempo. Já as de porcelana pura apresentam um melhor resultado estético, são resistentes e não mudam de cor com o passar do tempo. As de metal resina são as mais fortes, porém sofrem com o desgaste ao longo do tempo e uma leve mudança de cor.

As próteses sobre implantes necessitam dos mesmos cuidados que se deve dar aos dentes naturais, limpeza e higiene. O mau desenho de uma prótese fixa, a má adaptação, o mau tratamento dado a materiais e a limpeza insuficiente podem permitir a retenção de detritos alimentares e bactérias, causando inflamação gengival e mau hálito.

Sim. A prótese dentária, de maneira geral, suporta muito bem os esforços mastigatórios, como os dentes naturais. Um mínimo de cuidado é suficiente para a preservação dos dentes naturais e da prótese suportada por implante.

A durabilidade de uma prótese fixa depende de alguns fatores como uma boa avaliação inicial; um planejamento adequado; utilização de bons materiais; uma boa adaptação da prótese aos dentes; da boa relação da prótese com os tecidos gengivais; ajuste oclusal. Este conjunto de fatores vai permitir que a prótese dure mais de cinco anos, que é a vida média das próteses fixas.

Não. Quando bem colocadas, a prótese dentária se confunde com a aparência do dente natural.

Rolar para o topo