Harmonização Facial

Harmonização Facial na CEDI Clínica odontológica Especialista em Harmonização Facial

Cirurgião Dentista Especialista em Harmonização Facial em Bangu , Campo Grande e melhor clínica da Zona Oeste  , Rio de Janeiro, RJ.

Conheça a Clínica odontológica CEDI, clinica especialista em Harmonização Facial no Rio de Janeiro. A Clinica Dentaria CEDI possui equipe e estrutura completa para você realizar a avaliação facial, preenchimento labial , olheiras, queixo , bioestimulador de colágeno (sculptra ) , próteses faciais , cirurgias de bichectomia , lipo de papada , lifting de temporal entre outras com tranquilidade e materiais de alta qualidade. Oferecemos os mais modernos tratamentos com uma estrutura pronta para receber ao paciente de acordo com altos padrões internacionais. Além disso, oferecemos as melhores marcas de produtos para sua escolha, além da melhor equipe especialista em harmonização facial. Portanto se você procura uma clínica para cuidar do seu rosto, que trabalha com alta tecnologia e modernos materiais, está no lugar certo!

 

O que é a harmonização facial?

harmonização facial trata-se de uma técnica de preenchimento facial (não cirúrgica) que promove um alinhamento e correção de ângulos da face que trazem mais harmonia e beleza a este rosto ou até mesmo apenas realça caraterísticas já existentes.

O trabalho inicia-se a partir de uma análise das proporções faciais, tanto verticais quanto horizontais, indicando as áreas que estão em desarmonia e que, a partir do procedimento, irão deixar o rosto mais equilibrado e mais proporcional.

Iniciamos geralmente sugerindo o contorno da face, seu alongamento ou projeção, avaliando os pontos que serão preenchidos.

  • Mandíbula: alongar, definir ou aumentar o ângulo
  • Malar: definir ou aumentar a projeção das maçãs do rosto;
  • Mento: aumentar a largura, altura ou a projeção do queixo;
  • Nariz: ponta (elevar ou rebaixar), dorso (alinhar ou aumentar sua largura)
  • Lábios: alongá-los ou aumentar o volume
  • Supercílios: elevá-los

Através de uma análise da face, respeitando suas distâncias e ângulos, serão indicados preenchimentos em determinadas áreas, com a finalidade de dar mais equilíbrio e simetria a face valorizando sua beleza natural, seguindo seus padrões próprios de anatomia, sem exageros ou mudanças radicais.

Como é realizada a harmonização facial?

Após a aplicação de anestésico tópico, anestesia local ou bloqueio (dependendo da área a ser trabalhada) realizamos a injeção de preenchedores, com o uso de agulhas ou microcânulas.

Quanto tempo dura o resultado?

Os preenchedores usados tem duração média que vai variar de acordo com a região e a quantidade aplicada (ácido hialurônico – Restylane®, Juverderm®, Voluma®, Volift®, Volbela®/PLLA – Sculptra®/  hidroxapatita de cálcio – Radiesse®/ Policaprolactona – Ellansé®, …). em média irão durar de 1 ano a 4 anos, dependendo de sua viscosidade.

Quanto tempo leva a aplicação?

Em torno de 30 minutos a uma hora, dependendo as áreas que precisarão ser trabalhadas.

Poderei trabalhar em seguida?

Sim. Haverá um pouco de inchaço, mas que não te impedirão se executar suas tarefas diárias.

Quando o resultado pode ser visto?

Imediatamente, porém aguardamos de 15 a 30 dias para uma nova avaliação e algum acréscimo de produto poderá ser necessário quando todo o edema regredir.

harmonização facial é um tratamento estético que utiliza uma combinação de técnicas de preenchimento para proporcionar mais equilíbrio entre o volume, o formato e o ângulo de todas as partes do rosto, promovendo também o rejuvenescimento.

Dessa forma, a harmonização do rosto busca corrigir imperfeições ou mesmo realçar determinadas características de cada pessoa, sempre respeitando suas características naturais ao mesmo tempo em que se busca conferir uma maior proporção entre os traços.

Para isso, a escolha das técnicas que serão utilizadas depende de uma análise minuciosa da face para identificar regiões que estão em desarmonia, seja por precisarem de maior volume ou uma correção de ângulo ou de simetria.

Indicações da harmonização do rosto

A harmonização facial é indicada para pessoas que desejam proporcionar mais equilíbrio às partes do rosto, tornando todo o conjunto mais estético ao valorizar sua beleza natural.

Assim, esse procedimento é indicado para corrigir desproporções e desarmonias em áreas como mandíbula, mento (queixo), maçãs do rosto, nariz, lábios e supercílio sem promover mudanças radicais.

Além disso, a harmonização do rosto é recomendada para homens e mulheres que estão se sentindo incomodados com as mudanças que se acumulam com o passar do tempo, como a perda de volume facial, as rugas e a flacidez.

Como funciona a harmonização facial

A primeira etapa da harmonização do rosto é a análise da face para determinar os traços que precisam ser modificados para que todo o conjunto se torne mais proporcional. Nessa análise, são avaliados alguns aspectos de cada parte do rosto, por exemplo:

  • Contorno: avalia-se se há necessidade de promover um alongamento ou conferir mais projeção, identificando-se os pontos que precisam de preenchimento;
  • Mandíbula: é observado se o tratamento deve proporcionar mais definição ao ângulo ou se ela deve ser alongada;
  • Malar: são avaliadas as maçãs do rosto e a sua projeção, de modo que se pode decidir por aumentá-las ou deixá-las mais evidentes se necessário;
  • Nariz: verifica-se se é preciso modificar a ponta, seja com elevação ou rebaixamento, e se é necessário corrigir a largura ou o alinhamento do dorso;
  • Lábios: determina-se a necessidade de conferir mais volume ou repor o volume perdido e se eles devem ou não ser alongados;
  • Supercílios: avalia-se a distância entre a região do supercílio e os olhos para identificar se é preciso elevá-la ou corrigir seu ângulo;
  • Rugas e sulcos: na presença desses sinais, são considerados procedimentos para suavizá-los e promover o rejuvenescimento do rosto.

Como é feita a harmonização facial

A harmonização do rosto é um tratamento não cirúrgico que pode ser feito na própria clínica. Dependendo das técnicas utilizadas, pode-se aplicar um anestésico tópico ou realizar uma anestesia local para proporcionar mais conforto ao paciente.

Como esse procedimento é realizado de forma personalizada, de acordo com as necessidades de cada pessoa, emprega-se uma combinação de técnicas para proporcionar mais equilíbrio e harmonia entre as diferentes partes do rosto.

Dessa forma, a harmonização facial inclui os preenchimentos feitos com ácido hialurônico (full face), assim como outros tratamentos estéticos que se complementam para oferecer efeitos mais equilibrados, naturais e completos.

Conheça as principais técnicas que podem ser utilizadas na harmonização do rosto:

  • Preenchimento facial:consiste na aplicação de ácido hialurônico ou outra substância preenchedora para aumentar ou repor o volume das maçãs do rosto e do queixo, além de promover uma melhor definição dos contornos;
  • Preenchimento labial: também utiliza substâncias preenchedoras, mas para corrigir o tamanho e o formato dos lábios, seja conferindo mais volume, remodelando-os para deixá-los mais simétricos ou redesenhando o arco do cupido;
  • Preenchimento de sulcos e olheiras profundas: as substâncias preenchedoras são utilizadas para nivelar sulcos como o bigode chinês, além de corrigir o desnível entre as pálpebras e bochechas que dá origem às olheiras profundas;
  • Toxina botulínica: trata-se de aplicação da toxina (Botox) para levantar ou corrigir o ângulo da sobrancelha e suavizar rugas de expressão, como os pés de galinha e as linhas ao redor da boca;
  • Fios de sustentação: consiste na inserção de fios de ácido polilático para promover o efeito de lifting ao tracionar os tecidos sem recorrer a técnicas cirúrgicas;
  • Bioestimulador de colágeno: consiste na aplicação de PLLA dissolvido em água para injeção para estimular o próprio corpo a produzir colágeno nas áreas que necessitam e dessa forma reduzir as rugas e atrasar o envelhecimento . 
  • Lipo de papada: consiste na remoção cirúrgica da gordura que está no pescoço através da técnica de lipoaspiração . 
  • Bichectomia: consiste na remoção cirúrgica da gordura que está nas bochechas  para melhorar o contorno da face e reduzir as bochechas , parando de morder as bochechas e deixando o rosto com ar mais desenhado e menos redondo. 
  • Prótese faciais: consiste na aplicação de prótese de cimento cirúrgio para repara defeitos ósseos ou melhorar contorno facial , quando necessitamos projetar regiões mais extensas ou o paciente não querr ficar repondo ácido hialurônico.
  • Microagulhamento: é uma técnica complementar que consiste em promover milhares de microlesões na pele para estimular a produção de colágeno e fatores de crescimento, de modo a conferir mais firmeza e suavizar manchas e cicatrizes;
  • Peeling: consiste na aplicação de substâncias ácidas para promover uma leve descamação da camada mais externa da pele e estimular a renovação do tecido, suavizando linhas de expressão e promovendo um tom mais uniforme.

Dependendo da combinação de técnicas que for utilizada, a harmonização facial pode levar cerca de 30 a 60 minutos.

Como é o período de recuperação da harmonização facial?

Por ser um tratamento não cirúrgico, a harmonização do rosto tem uma recuperação relativamente simples e rápida. Em função do uso das agulhas e demais técnicas, é normal haver um pouco de inchaço, mas não há necessidade de se afastar do trabalho.

Dependendo dos procedimentos, também pode haver um pouco de vermelhidão, mas esse efeito também é temporário e não limita as atividades do dia a dia.

As recomendações para o período de recuperação consistem em proteger a pele da exposição solar e não fazer massagens faciais para não prejudicar a aplicação das substâncias preenchedoras.

Quando é possível observar os resultados da harmonização facial?

As mudanças já são perceptíveis no fim do procedimento, mas é necessário aguardar de 15 a 30 dias para que todo o inchaço seja reabsorvido para fazer uma avaliação completa e realizar eventuais retoques se necessário.

Quanto tempo dura o resultado da harmonização do rosto?

Os tratamentos estéticos oferecem resultados temporários, e isso se reflete na combinação de técnicas empregadas na harmonização facial. Os efeitos da toxina botulínica, por exemplo, duram de 4 a 6 meses.

Já no caso dos preenchimentos feitos com ácido hialurônico, a duração varia de 12 a 18 meses, podendo se estender dependendo da substância utilizada. Já no caso dos bioestimuladores seus resultados duram até 25 meses com efeito mais duradouro.

Conheça a Cedi odontologia e entre em contato com nossa equipe para mais informações sobre a Harmonização Facial.

Sedação profunda para as cirurgias de Harmonização Facial

A sedação é uma técnica indicada para quem tem muito medo de dentista, medo de sentir dor, da agulha, de sangue, etc. Ela permite a diminuição do nível de consciência do paciente no decorrer do procedimento cirúrgico.

Mas a sedação não afeta a capacidade de respirar e responder à estimulação física e comando verbal. Um médico anestesiologista aplica um medicamento sedativo por via endovenosa antes do procedimento.

O paciente então adormece, mas é continuamente acompanhado pelo médico e aparelhos de monitoramento no momento em que ocorre a cirurgia. Na prática, para o paciente é como se fosse um sono profundo e relaxante.

Na maioria das vezes, não há recordações dos procedimentos. O paciente acorda somente com os procedimentos finalizados, e o médico continua acompanhando sua recuperação, até que ele possa sair caminhando da sala.

O procedimento de sedação com especialista em implantes dentários se torna simples, bem como confortável para o paciente, pois ao acordar todo o trabalho já foi feito. Leia mais sobre sedação.

* não confundir sedação com anestesia geral. A anestesia geral é muito mais complexa, podendo ser feita somente em hospital.

Principais Dúvidas sobre Harmonização Facial

Com a quantidade de tratamentos que surgem a todo momento, é difícil acompanhar tudo e entender o que é mais interessante para você, né?

Quando o assunto é toxina botulínica vs. ácido hialurônico, tem alguns pontos que a gente precisa entender…

O preenchimento com ácido hialurônico repõe o volume perdido em determinadas áreas do rosto e melhora o contorno da face, diminuindo a flacidez.

A molécula do ácido hialurônico é altamente higroscópica (higro.. o quê? Calma! É só um jeito científico de dizer que absorve muita água), ou seja, é um ótimo tratamento para hidratar os tecidos e a pele. Além disso, o ácido tem proteção ultravioleta, estimula o colágeno e é reversível. Então, se você fez o procedimento e não gostou do resultado, pode desfazer.

Esse é um material muito seguro para realizar esse tratamento, porque ele já está presente no organismo, e é usado principalmente para tratar de questões de beleza, como:

amenizar o aparecimento de sulcos faciais;
melhorar o contorno da face;
aumentar o volume labial.
Já a toxina botulínica age na paralisação do músculo, ou seja, evita o movimento e impede a contração muscular responsável por formar as rugas dinâmicas, que são aquelas que acontecem por causa das expressões faciais, como sorrir, contrair a testa e até comer.

De uma forma mais técnica, é uma neurotoxina que é aplicada no músculo com o objetivo de reduzir a contração muscular e a formação de um número menor de rugas.

Entre os sinais faciais que podem ser tratados, podemos destacar:

pés de galinha;
rugas na glabela (aquele espaço entre as sobrancelhas) e a testa;
expressões dos lábios.
Ou seja, essas duas substâncias são indicadas para problemas diferentes.

Se você quer saber qual é a ideal para o seu caso, entre em contato conosco e agende uma avaliação gratuita! A gente senta, conversa e entende qual é o melhor protocolo e solução para você.

Então, de forma bem objetiva: sim! Temos algumas exceções, mas em geral qualquer pessoa pode passar pelo procedimento.

Desde que a pessoa esteja saudável e não tenha nenhuma contra indicação médica, por exemplo um diabetes descontrolado ou um paciente hipertenso com pressão alta e não esteja controlada.

Portanto, se o paciente estiver saudável, não há nenhuma contra indicação em fazer o procedimento.

ão dos lábios permanece inalterada, o preenchimento labial altera o contorno, formato e projeção dos lábios. Para alterar a cor dos lábios o procedimento a ser executado é a micropigmentação Labial.

Essa talvez seja uma das principais dúvidas que surgem na clínica quando o assunto é a harmonização. O tempo de duração é importante para você, a gente sabe disso…

Mas igualmente importante é entender que os tratamentos estéticos duram tempos diferentes.

A toxina botulínica, por exemplo, dura entre 4 a 6 meses. Para homens, é considerado um tempo de até quatro meses, já que eles possuem a musculatura maior e mais forte que as mulheres (na maioria dos casos).

Já o preenchimento facial, em regiões como maçãs do rosto, mandíbula, lábios, olheiras e sulcos, é necessário repetir o procedimento depois de 12 meses para manter os seus efeitos.

Além disso, também é importante seguir direitinho as indicações e recomendações do profissional que fez o seu procedimento, assim, ele vai durar mais.

Claro, tudo isso vai depender do organismo de cada um. É exatamente por isso que temos um tempo médio de duração dos efeitos… e não podemos esquecer de sempre manter os cuidados com a nossa pele, mantê-la hidratada, usar filtro solar, beber bastante água e por aí vai, isso ajuda a manter toda a sua saúde e beleza em dia!

Não, você não realiza o procedimento e vê logo de cara o resultado… Algumas mudanças são perceptíveis, MAS, sem pressa! Não é tão demorado assim para que você comece a perceber as mudanças mais profundas.

O efeito começa a aparecer por volta de 48 horas depois da aplicação, podendo demorar até 15 dias para observar em alguns casos. Mas, como sempre, isso varia de acordo com o organismo de cada paciente. 

Qualquer procedimento que você vá fazer é fundamental manter a calma e entender quais são as particularidades, efeitos, resultados, para não se frustrar e se arrepender depois. É aqui que mora a importância da avaliação… esse será o momento de alinhamento das suas expectativas com o resultado final!

Então, não se desespere, apenas converse com quem está fazendo o seu tratamento. Inclusive sobre a sua recuperação depois da sessão, vamos falar disso a seguir. 

Não é demorada! Legal, né? 

Geralmente, a recuperação é bem tranquila. Principalmente quando o paciente respeita bem as orientações pós-tratamento. Isso vale para todos.  

Como estamos falando de um procedimento que não é tão invasivo, acaba sendo mais fácil se recuperar após a realização. O inchaço aos poucos vai indo embora…

No próximo item você vai entender um pouco melhor como cuidar depois de realizar o procedimento. 

Depois da harmonização facial é normal sentir um pouco de incômodo e dor, que podem ser aliviados com o uso de compressas de gelo, mas somente no dia do tratamento. Depois desse período o gelo só vai atrapalhar. 

Use toalhas ou bolsas de gel e aplique durante 20 minutos nas primeiras horas depois de realizar a sessão. 

É comum que o local onde foi feito o preenchimento fique um pouco inchado. Por isso, alguns pacientes se sentem tentados a massagear o local. Porém, isso não é recomendado, porque toques mais vigorosos só devem ser aplicados 6 horas depois do procedimento. 

Massagens estéticas e tratamentos como radiofrequência e criofrequência só podem ser realizados 15 dias depois da realização da harmonização facial. 

Depois do procedimento, a pele vai ficar mais sensível e suscetível ao aparecimento de manchas. Por esse motivo, é essencial usar o filtro solar todos os dias e reaplicar a cada 3 horas (sempre voltamos ao filtro solar…).

É importante ressaltar que o produto deve ser o indicado para a sua pele. Além disso, a exposição solar logo depois da harmonização facial precisa ser evitada!

(O protetor solar é sempre fundamental, mas nessas situações a sua importância aumenta ainda mais).

  • De forma direta, as contraindicações para a harmonização facial são: 

    • gravidez;
    • lactação;
    • doenças autoimunes;
    • imunodepressão;
    • alergia aos componentes da injeção. 

    De resto, você também precisa conversar com um médico para descobrir se esse é o procedimento mais indicado para o seu caso. No momento da avaliação, nós te ajudaremos a entender.

    Afinal, cada paciente é um e só um especialista pode avaliar e te indicar a melhor solução!

Rolar para o topo