Por que eu precisaria de cirurgia endodôntica?
Geralmente, um canal radicular é tudo o que é necessário para salvar os dentes com polpa lesada da extração. Ocasionalmente, esse procedimento não cirúrgico não será suficiente para curar o dente e seu endodontista recomendará a cirurgia. A cirurgia endodôntica pode ser usada para localizar fraturas ou canais ocultos que não aparecem nos raios-x, mas ainda manifestam dor no dente. As superfícies radiculares danificadas ou o osso circundante também podem ser tratados com este procedimento. A cirurgia mais comum usada para salvar os dentes danificados é uma apicoectomia ou ressecção da raiz.
O que é uma apicoectomia?
É feita uma incisão no tecido da gengiva para expor o osso e o tecido inflamado ao redor. O tecido danificado é removido junto com o final da ponta da raiz. Um preenchimento da extremidade da raiz é colocado para evitar a reinfecção da raiz e a gengiva é suturada. O osso cura naturalmente ao redor da raiz durante um período de meses, restaurando a função completa.
Após o procedimento, pode haver algum desconforto ou leve inchaço enquanto a incisão cicatriza. Isso é normal para qualquer procedimento cirúrgico. Para aliviar qualquer desconforto, um medicamento para dor apropriado será recomendado. Se você tiver dores que não respondem a medicamentos, ligue para o nosso consultório.